Igreja centenária é transformada em skate park

Foto de Lucho Vidales

Estamos, definitivamente, vivendo tempos incríveis de quebra de paradigmas, nas Asturias, em Espanha, uma igreja com 100 anos foi transformada num skate park. Enquanto alguns valores morais, estéticos, sociais e econômicos vêm sendo questionados em sua hegemonia, novas propostas estão ganhando força e crescendo a olho nu.

Talvez o exemplo mais simbólico seja a igreja de Santa Bárbara em Llanera, construída pelo arquiteto espanhol Manuel del Busto em 1912, que estava abandonada e acabou sendo recuperada pelo coletivo “Church Brigade”, com apoio da Red Bull. Um templo religioso foi transformado em um incrível em local de entretenimento e arte!

Foto de Red Bull Media - Via designboom

Foto de Red Bull Media – Via designboom

O Church Brigade organizou um financiamento coletivo e rebatizou o lugar com o nome icônico de Templo do Kaos (Kaos Temple), com a proposta de se tornar um local de peregrinação dos apaixonados pelo esporte. Entre as ações, além da construção das pistas para os skatistas, o teto e as paredes da construção receberam tratamento artístico à altura, com obras do grafiteiro espanhol Okuda San Miguel, que tem um estilo bem parecido com o do brasileiro Eduardo Kobra.

O grupo arrecadou quase 25 mil Euros pela internet e realizou essa maravilha. Cada área do interior da antiga igreja ficou coberta por um arco íris de cor, iluminadas de todos os lados pelas grandes janelas.

Por: Lucas Pereira