Água salgada: uma nova fonte de energia limpa

7912c849ff5Fontes de energia limpa são essenciais para a diminuição da poluição e preservação do nosso planeta. A solar e eólica são exemplos de energia limpa já muito conhecidas e utilizadas. Agora, cientistas da Califórnia descobriram uma nova fonte natural, a água salgada.

Em uma das buscas por recursos naturais que gerassem energia elétrica, pesquisadores americanos começaram a utilizar água quente e salgada que brota da crosta terrestre na Falha de San Andreas, gerando uma usina geotérmica.

pcparadiseEssa mesma água quente que movimenta as turbinas da usina possui partículas de lítio, o que contribui para fabricação de baterias para carros elétricos. Com essa descoberta, a indústria automotiva poderá crescer nos próximos anos, beneficiando o meio ambiente.

O lítio proveniente da água salgada vai auxiliar na produção de baterias mais leves e duradouras, reduzindo os custos e os impactos na natureza. Quanto mais acessíveis os carros elétricos se tornarem, menos derivados do petróleo serão utilizados e consequentemente a poluição causada por automóveis também irá reduzir.

 

Fonte: Instituto Ideias