2015 foi o ano da arte de rua brasileira

Grafite do Cena-7

Grafite do Cena-7

Latas de tinta na mão, ideias na cabeça e muro pintado para tudo quanto é canto. O site Street Art Brasil destacou a lista dos 30 melhores murais (do site Street Art Brasil)rabiscados por artistas brasileiros, que reúne múltiplos conceitos, estilos e inspirações, levados para paredes de edifícios, pontes, esquinas, marquises.

Diferentes traços de uma arte legítima, capaz de recriar os limites de cada esquina do espaço urbano.

Grafite do artista Nunca

Grafite do artista Nunca

2015 foi um bom ano para a arte de rua no Brasil. Aconteceram bons festivais, eventos e projetos como “O.bra festival”, “Art Rua 2015”, “X Semana Fernando Furlanetto”, “Festival Concreto”, “Goiás EM Cores”, “Além da Rua” e ” Telas Urbanas “. Todos estes festivais e projetos deixou grandes belos edifícios cobertos com cores e murais surpreendentes em muitos locais diferentes no Brasil. O que se espera é que 2016 possa ser tão como 2015 ou ainda melhor.

Acredita-se que a Street Art pode transformar lugares, indivíduos, comunidades e instituições. Ela estimula o diálogo sobre questões críticas, e constrói pontes de conexão e entendimento, além de trazer retorno para a comunidade ou para a cidade por meio da criatividade e arte.

Grafite do artista Mateus Bailon

Grafite do artista Mateus Bailon

Os critérios usados para escolher estes trinta murais foram simples, o que se destaca em todos os “melhores” murais escolhidos é o conceito, o tamanho, a colocação e o estilo original.
A maioria dos artistas pode pintar um mural bonito e colorido, contudo o que faz um artista de rua surpreender é a capacidade de criar uma visão única para transformar a paisagem, não apenas por cores, mas também com mensagens, idéias e conceitos. Isso faz com que as pessoas mudem seu cotidiano.

A intenção do Street Art Brasil não foi dizer quem é melhor, o intuito é apenas promover  a “Street Art” feita por artistas brasileiros, uma vez que não há muitos sites e blogs que promovam a arte de rua do Brasil, embora existam muitos artistas que trabalhem exaustivamente nas ruas por todo o país.

 

Da Redação
Fonte: Catraca Livre