Praça Tiradentes ganha Centro de Artesanato Brasileiro

Foto: Marcus Melgar

Foto: Marcus Melgar

Um novo ponto turístico pode estar nascendo na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro. Foi inaugurado o CRAB, Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, instituição idealizada e criada pelo Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas como plataforma para reposicionamento e qualificação da atividade. A exposição “Origem Vegetal” apresentará peças elaboradas por artesãos em atividade nos 27 estados. A abertura para o público será no dia 22 de março.

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Vasquez, o novo espaço funcionará como uma âncora da região e criará um corredor de cultura e comércio. “Será um espaço urbano inovador, contemporâneo, peça-chave para as experiências que transformarão o artesanato em objeto de desejo por meio de um mix de atividades, como mostras e oficinas. Um pouco do savoir faire de todo o Brasil, mas com o charme carioca”, afirma.

Além de expor o artesanato brasileiro em sua diversidade regional e de tipologia, o CRAB será um espaço de reflexão e de aproximação comercial. Um auditório de 80 lugares abrigará seminários e debates sobre o tema e salas permitirão contatos e rodadas de negócio que ampliem o mercado do artesanato. Uma loja-conceito oferecerá ao público uma seleção apurada de peças provenientes de todo o país, publicações e livros. Já o restaurante servirá pratos da gastronomia brasileira. Estão previstas três exposições por ano e já na inauguração o público poderá conferir mais de quatro mil peças, entre expostas e à venda.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por dentro do CRAB

Térreo
No térreo, fica a Loja-conceito, a Rua do Mercado e o Espaço Gastronômico.

A Rua do Mercado é a entrada principal do CRAB, local de chegada e recebimento do público. Espaço de circulação e de articulação entre os três prédios que compõem o CRAB, serve como ponto de encontro, informações, organização de grupos.

A Loja-conceito ocupa integralmente o térreo do Solar Visconde do Rio Seco e tem dois acessos: pela Praça Tiradentes e pela Rua do Mercado (entrada principal do CRAB). Está distribuída em sete grandes ambientes, destinados à exposição e à venda dos produtos artesanais de todas as categorias. Mostrados de forma interativa, essas peças artesanais sempre contarão as histórias dos artesãos e de seus universos criativos.

Com arquitetura contemporânea, o Espaço Gastronômico é um ponto de atratividade e uma opção de lazer, que ainda conta com um ambiente externo no coração da Praça Tiradentes.

Primeiro andar
Aqui estão localizados o Espaço Conexões e o Espaço Exposições.
O Espaço Conexões é um local amplo, constituído de Midiateca, Praça e Café – aberto e sem divisórias. Um lugar de convívio, voltado ao encontro ocasional e às reuniões programadas. Ali todos podem se conectar com as ações e os programas do CRAB. Projeções multimídia, o acervo da Midiateca, além dos serviços do CRAB Web (em tablets) estarão à disposição do público e dos profissionais que fazem parte da cadeia produtiva do artesanato brasileiro.

O Espaço de Exposições representa toda a potência conceitual do CRAB. Nele serão apresentados exposições de diferentes olhares sobre o artesanato produzido no Brasil e suas possíveis conexões com outras formas de expressão como a moda, o design, as artes visuais e a cultura popular.

Segundo andar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No segundo andar estão localizados o Espaço Experimental, o Espaço Oficinas, o Espaço das Crianças, o Espaço Multiuso e a Administração.

O Espaço Experimental é uma área complementar à de exposições e parte do Espaço Multiuso. Um laboratório de invenções, pronto para receber desde pequenas mostras de novos artesãos urbanos a instalações e performances.

O Espaço Multiuso terá uma programação diversificada, prevista pelos programas de todas as áreas do CRAB. Poderá abrigará shows, encontros, debates, oficinas, palestras, lançamentos de produtos e cursos livres.

Um ponto estratégico do CRAB é o Espaço Oficinas. Este espaço será destinado à capacitação, formação e especialização. Terá um calendário de cursos – permanentes ou temporários – que atenderá a diferentes perfis de público e de níveis de conhecimento, visando atender às demandas de aprendizagem com os próprios segmentos do mercado, para capacitar com eficiência toda a cadeia do artesanato.

Ambiente próprio para brincar e para criar com materiais (barro, madeira) e recicláveis (alumínio, plástico, papel), o Espaço da Criança é o local do encontro da criança com o artesanato brasileiro.

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro
Praça Tiradentes, nºs 67, 68 e 71 – Centro – Rio de Janeiro
(21) 3065-4333
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada gratuita

 

Por: Quintino Gomes Freire
diariodorio.com