Sua Música se transforma na maior plataforma de distribuição gratuita de músicas brasileiras

1044A música regional mostra cada vez mais sua força no Brasil através da Internet. Não à toa, Wesley Safadão é um dos principais fenômenos nacionais, que, com seu hit “Camarote”, já alcançou quase um bilhão de visualizações na rede. De olho nesse mercado, o Sua Música, principal plataforma de lançamento de artistas para os amantes da música nordestina e outros estilos, como forró, axé, sertanejo, arrocha, reggae, funk e pagode, vem conquistando uma grande audiência dos fãs de artistas como, além de Safadão, Aviões do Forró, Leo Santana, Bell Marques, Babado Novo e Márcia Felippe, revelação do forró que aparece entre os CDs de maior sucesso do mês de março com mais de 400 mil downloads.

Os números do Sua Música são impressionantes. De acordo com o último relatório da ComScore, o site alcançou o sexto lugar na categoria Música/Brasil. Dentre estes seis primeiros, o Sua Música é a única plataforma de downloads de música, o que a posiciona então como o maior site para baixar faixas e CDs no País. Já na categoria Música / Nordeste, o Sua Música aparece no segundo posto e também ocupa a condição de líder em downloads de música do Nordeste.

Criada em 2011, a plataforma prevê alcançar este ano um crescimento de 150% em faturamento e 30% em cadastros e acessos. O site registra mais de 150 milhões de page views por mês entre desktop, mobile e app. Por dia, recebe a visita de cerca de 500 mil pessoas. Seu aplicativo para Android, lançado em setembro passado, alcançou em seis meses a incrível marca de 5 milhões de instalações na Google Play Store, onde desde seu lançamento figura no Top 5 da categoria música.

O serviço, que funciona como uma rede social de música, é gratuito para artistas e fãs. Em um único lugar, os músicos e as bandas compartilham seus posts das outras redes, como fotos do Instagram e vídeos do YouTube, reúnem e disponibilizam seus CDs promocionais, agenda, notícias, contatos e muito mais para interagir com seu público e ajudar a lotar seus shows. O público pode baixar e escutar de forma ilimitada todos os hits disponíveis, além de criar playlists, cadastrar eventos, seguir seus ídolos preferidos e trocar mensagens com outros fãs.

“O Sua Música nasceu para promover e apoiar a música regional e rapidamente se tornou a plataforma preferencial dos artistas para promover seus trabalhos e engajar seus fãs. Antes, os músicos presenteavam os fãs com muitos CDs físicos gratuitos para alçar a fama e passar a faturar com cachês de apresentações. Na prática, uma banda produzia cem mil CDs ao custo de um real cada e os distribuía sempre com um alto custo logístico e baixíssima eficiência. Com a plataforma, a promoção dos CDs passou a ser centralizada totalmente on-line e, o melhor, sem custo para o artista, que além de disseminar suas faixas e lançamentos, ainda cria uma relação muito mais próxima com seus fãs”, explica Rodrigo Amar, CEO do Sua Música.

Aproximando marcas e fãs

O potencial de alcance destes estilos musicais é enorme, o que justifica a crescente audiência do Sua Música e a atração de marcas e anunciantes interessados em interagir com um público fiel e altamente influenciado por seus ídolos, que ditam comportamento, moda e consumo. Segundo a pesquisa “Tribos Musicais”, lançada pelo Ibope, o sertanejo é o ritmo mais consumido pelo brasileiro, com 58% da preferência. O Forró figura na quarta posição, com 31%, empatado com o rock. O axé, o funk e a música gospel estão entre os dez ritmos mais ouvidos.

Através de sua base de dados, o Sua Música consegue identificar tendências e antecipar quais artistas e estilos irão conquistar uma grande legião de fãs. “Entregamos inteligência de mercado para artistas, produtoras e o mercado publicitário. Com uma audiência crescente e que passa muito tempo conectada na plataforma, uma média de 12 minutos por visita de acordo com a ComScore, o Sua Música vem se consolidando entre os principais sites de entretenimento para veiculação de campanhas publicitárias e ações de marketing”, assinala Roni Maltz Bin, VP de Marketing.

Segundo ele, o Sua Música oferece vários formatos publicitários, incluindo vídeo pre-roll, aúdio ads, background e projetos especiais, como ações de ativação em eventos e patrocínio da TV Sua Música, que faz a cobertura de shows e grandes eventos, entre eles o carnaval de Salvador e o São João de Campina Grande e Caruaru. Além disso, a plataforma oferece um grande inventário de mídia display.

“Conseguimos envolver as bandas e músicos como protagonistas em campanhas publicitárias, inclusive fazendo a segmentação por regiões, preferência musical e propensão de compra”, explica Roni. O site já recebeu o patrocínio de marcas como a Skol, que envelopou o site durante o São João do ano passado. Em outro caso, o artista Gabriel Diniz criou uma música para o Rum Montilla e a campanha foi veiculada no site através de áudios ads e vídeos ads.

“Ao anunciar no Sua Música, as marcas são associadas a milhares de artistas adorados regionalmente e alguns em todo Brasil. Os anunciantes conseguem interagir com milhares de usuários que acessam a plataforma todos os dias. Mais de 75% da nossa audiência é formada por usuários recorrentes que ingressam no Sua Música frequentemente”, pontua Rodrigo Amar.

De acordo com ele, do lado dos artistas o Sua Música é adorado por proporcionar a eles a chance de valorizar e divulgar seus trabalhos para uma geração que nem mesmo tem mais tocador de CDs em casa ou no carro. Uma prova da importância que ganhou no meio artístico é a divulgação orgânica feita pelos próprios músicos e bandas, que adesivam seus ônibus com a logomarca do Sua Música e divulgam seus perfis e lançamentos através do site (suamusica.com.br/nomedoartista), utilizando também as URLs de seus perfis e dos CDs nas outras redes sociais.

“Representamos também uma grande economia de custos para os empresários no lançamento de novos talentos, alcançando alta penetração e capilaridade. Somos a billboard destes gêneros da música brasileira, conectando os artistas com milhões de fãs espalhados pelo Brasil. Se antes os artistas sonhavam em ganhar o disco de platina no programa do Gugu, hoje o sonho deles é estar entre os Top 6 do Sua Música e, mais do que a venda de CDs, o que importa é o número de downloads que eles compartilham com orgulho nas suas redes sociais”, finaliza Rodrigo Amar.

Por: Vinicius Cordoni
FirstCom Comunicação