Concurso Literário Infantil acontece até 15/06

As crianças de 7 a 12 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, terão mais alguns dias para enviar suas redações e participarem do “IV Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2016”.

Os organizadores estão animados e esperam bater recorde de participação. Em 2014 foram recebidas cerca de 2.000 redações e participaram mais de 70 escolas de 13 Estados brasileiros. O tema desta edição, “Brasil, gigante pela própria natureza”, visa despertar nos pequenos escritores os sentimentos de patriotismo e cidadania, além de incentivar o interesse pela literatura e a escrita.

Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto Espantaxim e que há 14 anos desenvolve trabalhos voltados para o universo infantil, confessa-se preocupada com a educação em nosso país. “Enfatizamos que, infelizmente, estamos vivendo um momento difícil, um clima de tensão e insegurança em nosso país. Esses constantes atos públicos que se repetem não passam despercebidos pelas crianças. E o mal exemplo é um fator extremamente prejudicial para seu desenvolvimento”, afirma a escritora.

Com acesso livre aos programas de televisão e aos dispositivos portáteis, como tablets e smartphones, as crianças ficam muito mais expostas para obter informações, sejam elas boas ou más, e essa overdose chega a ser alarmante.

“Cabe a nós, que trabalhamos, mesmo de forma voluntária, com a educação infantil, adotarmos uma postura correta que transmita além de conhecimentos, a esperança de uma visão segura para um futuro melhor. Para isso, destacamos a necessidade de poupar as crianças, e, com todo cuidado, encaminhá-las para que possam enxergar uma outra ótica, mostrando o lado positivo e bonito de nosso país, sua beleza natural e riqueza cultural que tanto nos orgulha”, declara Dulce e complementa, “nossos pequenos precisam saber o que é o sentimento de patriotismo, de amor à Pátria, de respeito ao hino nacional, à bandeira brasileira, aos nossos verdadeiros ídolos e heróis”.

Para saber mais sobre o Concurso e como participar basta acessar o regulamento que está no site do projeto: www.espantaxim.com.br

Portal do Professor
Para que os professores possam trabalhar com seus alunos em sala de aula, e os pais em seu dia a dia, também está disponível no mesmo link do Regulamento do Concurso, o “Portal do Professor”: http://www.espantaxim.com.br/images/stories/IVconcurso/portaldoprofessor.pdf.

Esse espaço oferece dicas, informações e curiosidades sobre o tema do Concurso e outros assuntos. “O importante é que as crianças compreendam a relevância do tema e possam expor livremente suas ideias”, conclui Dulce Auriemo.

Por: Thaise Cleto