O meme desta criança permitiu angariar milhares de dólares para sua escola

jake1O contraste entre a irresistível fofura e o seríssimo semblante de Jake tornou sua foto uma sensação na internet, servindo de material perfeito para uma série de memes que se tornaram virais principalmente na África. O texto dos memes de maneira geral cria diferentes versões para o que o menino estaria pensando na hora que a foto, tão expressiva, foi tirada.

Quando você finge que está anotando em sala mas na verdade está somente evitando contato visual pra que o professor não faça a próxima pergunta pra você

Quando a professora te pede pra fazer uma lista dos bagunceiros e alguém que você detesta tosse…

A foto nasceu de um documentário sobre o projeto educacional do artista ganês Solomon Adufah, e foi tirada pelo fotógrafo Carlos Cortes. Adufah, quando soube da viralização da imagem, primeiro preocupou-se com a hipótese de Jake ter virado tema de chacota. Quando entendeu que não era o caso, foi que ele teve a grande ideia: “E se todas essas curtidas se transformasse em fundos para ajudar na educação das crianças?”.

Adufah então começou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar na educação de Jake e de outras crianças no vilarejo de Asempanaye, assim como na infraestrutura da escola. A campanha já arrecadou metade de sua meta em uma semana, e segue em frente – qualquer doação faz toda a diferença nesse caso. O sucesso de um meme, quem diria, pode enfim ajudar a realmente melhorar o mundo.

E se você está se perguntando no que afinal Jake tanto se concentrava, dê uma olhada na imagem abaixo – e tente resistir às emoções.

 

 

Da Redação
Fonte: Hypeness

Fotos: Carlos Cortes