MIS expõe obras de pessoas com deficiência do Instituto Olga Kos

O  Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) recebe, a partir do dia 9, uma exposição com obras de participantes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que atende pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down. O trabalho é inspirado na vida e obra de Verena Matzen, artista plástica argentina que utiliza cores claras e confortantes em seus trabalhos. O módulo do qual ela participou teve como objetivo exercitar a memória dos participantes e ajudá-los a conquistar mais autonomia para desenvolver a prática artística.“Todos estavam muito bem preparados. Fiquei emocionada com a visão das crianças, jovens e adultos que participaram deste módulo. Eles conseguem ver aspectos que muitas vezes não conseguimos enxergar. A sensibilidade é muito aguçada”, disse Verena.

A exposição faz parte do projeto “Resgatando Cultura”, do IOK, que edita livros sobre a arte brasileira com intuito de divulgar a diversidade cultural e artística do nosso país. O livro sobre Verena, “A Cerimônia do Encontro”, de Jacob Klintowitz, será lançado no dia 17 de novembro, também no MIS. Já participaram desse projeto artistas como Takashi Fukushima, Marcello Grassmann,  Ivald Granato, Inos Corradin, Mário Gruber e Guto Lacaz, entre outros.

A previsão é de que, este ano, o IOK atenda cerca de 3.500 pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down, por meio da arte e do esporte. O resultado desses encontros de Verena com os participantes das oficinas poderá ser conferido até o dia 20 de novembro. Todas as obras (dos participantes e da Verena) estarão à venda, e parte da renda será destinada à manutenção do projeto, enquanto outra parte será direcionada ao(s) autor(es) das obras.  A entrada é gratuita.

Exposição
Data: de 9 a 20 de novembro
Local: Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Horário: de terças a sábados, das 12h às 20h e aos domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada gratuita

Lançamento do livro “A Cerimônia do Encontro”
Data: 17 de novembro
Local: Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Horário: das 19 às 22h, com sessão de autógrafos
Entrada gratuita

Por: Gabriela Sandoval