luso1

ABAC em negociação com Federação Portuguesa para formar Consórcio Luso Brasileiro de Artesanato

Desde meados de 2017, durante a feira Mega Artesanal (maior evento de insumos para arte e artesanato do país, que a Agência Brasileira de Apoio á Cultura – ABAC e a Federação Portuguesa de Artes e Ofícios estão a discutir e negociar as bases para formação do Consórcio Luso Brasileiro de Artesanato.

O objetivo do consórcio é viabilizar a participação do genuíno artesanato brasileiro em feiras de Portugal e Europa, como também, viabilizar o caminho inverso recepcionando o autêntico artesanato português em feiras, eventos e lojas de todo o Brasil.

Trata-se de uma ação inovadora e de vanguarda, a frente do nosso tempo, e portanto requer minuciosos estudos para fortalecer os dois lados na empreitada mercantil.

Selecionar o artesanato brasileiro autêntico e preparar o artesão para voar mais alto mantendo a qualidade produtiva são alguns dos problemas a serem enfrentados pelo consórcio no lado brasileiro fora os custos e legislação complexa e retrógrada para  exportação de artesanato no Brasil.

Já no lado português, os artesãos daquele país possuem afinidades com  a qualidade, produtividade e responsabilidade, fator decisivo em qualquer negócio, porém talvez seja  preciso adequar o artesanato daquele país ao gosto do consumidor brasileiro, são questões para se pensar.

Muitas barreiras precisarão ser superadas, mas a formação do consórcio promete equacionar esse problemas e viabilizar a intercambio de negócios entre o Brasil e o continente Europeu.

Um gigante adormecido e o velho mundo precisarão conversar e se entender, para um permitir ao outro conhecer o que tem de melhor no artesanato.

Para saber mais sobre o Consórcio Luso Brasileiro de Artesanato , escreva para:  E-mail: contato@abacdobrasil.org

Da Redação