lino

Editais fomentarão produção audiovisual voltada à infância

MINHOCAS
 O Ministério da Cultura (MinC) irá lançar, em dezembro, quatro editais voltados à produção audiovisual inovadora para infância, adolescência e juventude.
O anúncio foi feito durante a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), que está sendo realizado até 12 de novembro, em Natal (RN). Ao todo, serão selecionados 20 filmes de curta metragem, sendo 10 de animação; 14 microsséries, sendo cinco de animação; e 25 jogos eletrônicos, que receberão R$ 33 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual.

O Edital de Narrativas Transmídias Audiovisuais para Infância vai selecionar curtas-metragens, microsséries e games. Já o Edital de Narrativas Audiovisuais para Infância vai premiar curtas e microsséries. No caso do Edital de Games para Adolescência e Juventude, a ideia é trabalhar especificamente com essa plataforma e escolher os melhores projetos de jogos eletrônicos. Há ainda um quatro edital voltado para animações.

“Com o lançamento desses editais em dezembro, o Ministério da Cultura aposta na qualificação dos produtos, na ampliação da capacidade produtiva e no fortalecimento do cinema feito para crianças no Brasil”, destaca o secretário do Audiovisual do MinC, João Batista Silva.

A diretora do Fici, Carla Camurati, disse que o anúncio desses editais faz parte de um momento muito especial. “Durante anos, pedimos, conversamos e, agora, conseguimos. Estou muito feliz”, declarou.

Os vencedores dos quatro editais vão participar de um Seminário de Qualificação com o objetivo de aprimorar os projetos, introduzindo os participantes na linguagem e nas sutilezas das narrativas transmídias, que são aquelas feitas sobre um mesmo tema em plataformas diferentes. A ideia é abordar temas como a propriedade intelectual, os projetos transmídias e a criação de narrativas para a infância, assuntos que estão cada vez mais em evidência no mercado audiovisual.

Proav

Os quatro editais voltados à produção audiovisual para infância, adolescência e juventude se somarão a outros cinco editais lançados em julho por meio do Programa Nacional de Fomento ao Audiovisual (Proav): Novos Roteiristas, Curtas-Metragens (parte destinada a diretoras mulheres), Juventude Vlogueira, App pra Cultura (produção de aplicativos e jogos eletrônicos) e Apoio a Festivais e Mostras Audiovisuais.

Esta não é a primeira vez que o Ministério da Cultura lança editais voltados à infância. Entre eles destacam-se os editais Curta Criança (produção de curtas-metragens para crianças), lançados de 2003 a 2005, em 2007, 2010 e 2013; um edital para seleção de três projetos de desenvolvimento de roteiro de longa-metragem com temática infantil, lançado em 2010; e o Edital de Longa-metragem de Baixo Orçamento Infantil, que selecionou nove projetos para produção, de 2016

O Festival

Esta é a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil, considerado o único evento nacional de cinema dedicado ao público infanto-juvenil. Em 14 edições, o Fici já exibiu mais de 900 filmes de 36 países. Este ano, além de Natal (RN), o festival ocorre simultaneamente em Salvador (BA) e Aracaju (SE). Serão exibidos cerca de 100 filmes, 25 longas e 75 curtas para as crianças. O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

Da Redação
Fonte: Por: AsCom MinC