Carnaval na sala de aula: veja como abordar o tema de forma criativa!

O carnaval é, sem dúvida, uma das épocas mais esperadas do ano.

 

 

 

 

 

 

Manter a mente aberta e buscar novas formas de trabalhar o tema na sala de aula é essencial para despertar a curiosidade dos alunos e não cair na mesmice nesta época do ano.

Incentive a curiosidade

Aproveite o assunto para despertar o senso crítico nos alunos. Muito mais que uma data comemorativa, o carnaval é uma expressão histórica e cultural muito forte no Brasil. Levante questionamentos para que alunos entendam o sentido da festividade e enxerguem o valor cultural da comemoração.

Ao invés de iniciar o assunto com a contextualização histórica, levante algumas questões com os alunos e deixe que eles reflitam sobre o tema:

“Porque ele surgiu?”

“Porque ele é comemorado até os dias de hoje?”

“Porque o carnaval brasileiro destacou-se no mundo todo?

“Qual a importância da festividade para construção da nossa identidade brasileira?”

Aproveite para fazer um comparativo entre as respostas dos alunos e a construção histórica que levou a esses fatos!

Ideias criativas para a sala de aula

Separamos algumas sugestões de abordagens que podem ser feitas em sua escola para comemorar a data de forma divertida e educativa. Confira!

Muito além do samba:
Quando pensamos em carnaval, a primeira coisa que nos vem à cabeça é samba, certo? Vá além e trabalhe com os alunos outros ritmos brasileiros tão carnavalescos quanto, como maracatu, afoxé, coco, frevo, etc.

Matemática alegórica:
Que tal usar as formas e produções carnavalescas para desenvolver cálculos matemáticos e físicos? Calcule os gastos de uma festividade, meça as proporções dos carros alegóricos e mostre como os números são essenciais para a construção do samba enredo.

Reciclando ritmos:
Nem só de máscaras vive a aula de artes! Construa instrumentos musicais com materiais reciclados e deixe que os alunos façam seu próprio ritmo. A atividade desenvolve a consciência ambiental, habilidades manuais, criatividade e o senso musical, principalmente entre as crianças.

Farra na literatura:
Você sabia que o primeiro bloco de carnaval foi criado por José de Alencar? Que Portinari pintou diversas telas sobre o tema? Que Manuel Bandeira tem uma coletânea intitulada Carnaval? Talvez seus alunos também não! Mostre como os autores também expressavam seu amor pela festividade por meio da arte.

Alegria compartilhada:
Que tal aproveitar as comemorações para aproximar os pais? Envie comunicados e convide-os para os eventos da escola! Você também pode enviar fotos das crianças desenvolvendo as atividades e curtindo os festejos.

Folia da diversidade:
A cultura é um ser vivo que se constrói pela troca de conhecimento e de costume entre os povos. Trabalhar as diferentes manifestações culturais no Brasil é também celebrar a diversidade. Aproveite o tema para trabalhar a noção de tolerância e respeito.

Diversão segura:
Debater temas como uso abusivo de drogas, uso de preservativos, assédio sexual, acidentes no trânsito, é essencial para curtir as festividades com segurança. Confeccionar cartazes e distribuir pela escola é uma ótima forma de conscientizar os demais e ainda trabalhar o assunto de forma descontraída.

Sessão confete:
Carnaval não precisa ser só festa! Fazer uma sessão de cinema na escola pode ser uma boa forma de aprender sobre o tema. O Samba Que Mora Em Mim, Carnaval Atlântida, Orfeu Negro e Trinta, são alguns dos filmes que abordam o carnaval brasileiro.

 

 

Da Redação
Fonte: WPensar