Universidade do Texas disponibiliza 11 prólogos inéditos de Gabriel García Márquez

Não é todo dia que temos a chance de ler um prólogo inédito, corrigido com a própria grafia do escritor de ‘Cem Anos de Solidão’. Desde 2014, a Universidade do Texas disponibiliza mais de 27.000 documentos particulares do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Entre as joias que você pode ler a qualquer momento, estão manuscritos, fotografias, cartas, rascunhos, notas e 11 prólogos de livros escritos por ele.

Ganhador do prêmio Nobel da Literatura – em 1982, sua obra mais célebre é, indiscutivelmente, ‘Cem Anos de Solidão’, porém Gabo, que é considerado um dos mais importantes escritores do século XX, também era jornalista, ativista, editor e político. Seus livros tocaram as mãos de muita gente, tendo vendido mais de 40 milhões de cópias, traduzidas para mais de 36 idiomas.

Morto em abril de 2014, apesar do brilhante homem que fazia mágica com as palavras não estar mais entre nós, suas obras permanecem mais vivas do que nunca e neste site você poderá mergulhar neste vasto universo. A organização Centro Gabo, que trabalha para manter sua obra viva e pulsante, compartilhou os 11 prólogos escritos por ele, que são:

 

1) El paraíso de Abel

2) El vicio insaciable y corruptor de Ulises

3) Fidel Castro: el oficio de la palabra hablada

4) Gorgoni, el espía bueno

5) Historia secreta de un gran cuadro

6) La función comienza cuando se llega al cuento

7) Memoria de Antonio en su mecedora de navegar

8) Mi amigo Mutis

9) Prefacio para un nuevo milenio

10) The alchemist in his lair

11) Tomás Sánchez

 

Da Redação
Fonte: Hypeness