A importância do Marketing Digital para micro e pequenas empresas

A internet não é algo novo para ninguém. Todos utilizamos e-mail, redes sociais, sites de notícia e lojas virtuais… Porém muitas vezes não enxergamos o potencial que ela tem.

Os consumidores definitivamente já tomaram conta da rede. Eles participam avidamente de blogs, deixam suas opiniões em sites de compra, sugerem e pedem sugestões. Essa mudança de comportamento transformou também a relação que os consumidores têm com as empresas, marcas e produtos, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte.

Levando em consideração essa mudança no perfil do consumidor, temos que pensar também em como as empresas devem se posicionar no mercado afim de criar um vínculo com o seu público que seja revertido em vendas.

Para aproveitar as oportunidades criadas pela disseminação da Internet, fidelizar seus clientes, e ainda trazer novos para a sua empresa, você deve iniciar um planejamento em Marketing Digital.

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

Podemos dizer que o marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing e publicidade que são aplicadas na internet. Essas estratégias levam em consideração o comportamento do seu consumidor quando está online. Simplificando, seria um planejamento de ações que tem um mesmo objetivo, como levar o cliente até a sua empresa, por exemplo.

Pensando em como auxiliar o micro e pequeno empresário a utilizar esse meio para impulsionar o seu negócio, separamos alguns pontos essenciais que devem conter em um planejamento digital, para você começar hoje a utilizar essa ferramenta a seu favor:

#Objetivo

Importante, antes de qualquer coisa, ter um objetivo definido. O que você pretende fazer com a utilização de redes estará diretamente ligada as ações que você irá desenvolver posteriormente. Você pretende aumentar as vendas? Criar um relacionamento com o público? Melhorar sua imagem? Tenha sempre em mente seu objetivo antes de qualquer ação.

#Público-alvo

Antes de começar a agir, você precisa conhecer seu público-alvo: onde ele está, quais suas preferencias, qual a linguagem que ele compreende. Assim você não corre o risco de criar ruídos na comunicação e terá um resultado mais efetivo.

#Meios

Após conhecer bem onde seu público se encontra, você precisa escolher quais redes valem a pena para você estar. Mesmo que seu público se encontre em todas, é necessário ter em mente que muitas redes são mais difíceis de gerenciar e monitorar. Opte por duas ou três redes como Facebook, Blog e Instagram, e foque nelas. É melhor você ter uma boa comunicação em apenas uma rede, do que uma comunicação meia boca em várias.

#Conteúdo

Definidos os itens anteriores, você precisa construir um conteúdo que seja relevante para a comunidade de seus clientes. Sempre se preocupando em manter um conteúdo atualizado e útil para seu público e com os meios escolhidos. A periodicidade é de suma importância para que você crie um vínculo com o cliente, esteja sempre presente, crie conteúdo livre de propagandas, que o torne referência dentro da sua área de atuação.

#Interação

Uma das maneiras de fidelizar seu público é interagindo com ele: crie promoções, peça a sua opinião, e quando ele solicitar alguma informação, esteja sempre apto para retornar o mais breve e da melhor forma possível.

#Monitoramento

Para você conseguir mensurar os resultados de suas ações na internet, é necessário focar no monitoramento. Hoje existem ferramentas gratuitas como o Google Analytics, que você pode utilizar para os acessos ao seu site e seu blog, por exemplo. O próprio Facebook lhe fornece relatórios de acesso à sua página. Ainda existem ferramentas que unem mais de uma rede, como o Hootsuite que é gratuito e gera relatórios do Twitter, Facebook e G+. O monitoramento é importante para você medir a eficiência das suas publicações e, se necessário, mudar a sua estratégia de conteúdo.

O mais importante para que a sua estratégia de marketing digital funcione é que você tenha foco. Não pare no meio do caminho, pois os resultados podem vir só a médio ou longo prazo, mas eles podem ser muito positivos para a sua empresa. Mantenha-se sempre informado sobre as novidades do seu segmento e melhore seu conteúdo e relacionamento com o público gradativamente. Baixe o eBook “Marketing para Micro e Pequenas Empresas”.

 

Da Redação
Fonte: Pequenas que Pensam Grande