Inscrições abertas para a 16ª edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, iniciativa que convida artistas e produtores de todo o Brasil para repensar novas formas e possibilidades de enxergar o mundo. Ao longo dos 16 anos que está em atividade, o programa já impactou mais de 8 milhões de pessoas de todo Brasil em 2.500 projetos culturais.

As inscrições devem ser feitas por meio do site da Oi Futuro até o dia 22 de março às 17 horas (horário de Brasília). O programa segue duas linhas de seleção: a primeira para iniciativas de todo o País e a segunda para a programação do Centro Cultural Oi Futuro, localizado no Rio de Janeiro. Para receber o financiamento, o projeto deve ter sido aprovado em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura.

No edital, artistas e produtores culturais podem apresentar propostas de festivais, espetáculos, exposições, performances e outras manifestações criativas e originais que valorizem a convergência de linguagens, a cocriação e a conexão entre pessoas e ideias.

Desde 2017, o formulário de inscrição para o edital segue um modelo bem simplificado, sem burocracias exageradas ou categorias pré-definidas. O formulário deve ser preenchido virtualmente e resume-se em uma página em branco na qual o produtor escreve sua proposta da maneira que for mais conveniente. Além disso, o processo de inscrição conta com o envio de um vídeo em que o proponente deve defender sua ideia e os propósitos do seu projeto.

O processo de seleção conta com uma comissão de avaliação independente, composta por especialistas de distintos campos do conhecimento e de origem regional diversa, e envolve também a participação de profissionais do Oi Futuro e da Oi. O resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida.

De acordo com o site da Oi Futuro: “O Programa Oi de Patrocínios Culturais incentivados investe e apoia projetos artísticos de diversas naturezas e já envolveu um público de mais de seis milhões de pessoas de todo o país, desde 2003.

Nos onze anos de atuação, o Centro Cultural Oi Futuro se tornou o ponto de convergência onde as muitas formas de arte se entrecruzam com ousadia. Onde as tecnologias do nosso tempo são um campo infinito para experimentação e para a investigação artística.”

 

Da Redação